Essa semana em bate papo descontraído com amigos me deparei com a seguinte questão: Ser ou não ser a favor de trabalho voluntário na copa de 2014?
Agora creio que vocês já devem estar se posicionando e argumentando para ratificarem suas respostas e foi mais ou menos isso que fiz. No entanto, o que parecia simples começou a se tornar algo bem complexo. Então vamos lá: Comecei fazendo uma breve interpretação da palavra voluntário e de trabalho voluntariado, mas, aqui e com calma, serei mais exato recorrendo a definição do Wikipédia que diz: Voluntário é a pessoa que realiza determinada ação de livre e espontânea vontade. Também é comumente interpretado com o significado de trabalho sem fins lucrativos.
O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
O voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.
Logo como se opor a algo tão gratificante para o crescimento do ser humano, bem como, o da sociedade em que ele se insere?
Foi ai que percebi que o "Xis" da questão não estava mais avaliando o voluntario e ou o trabalho voluntariado, o que estava em questão era algo muito mais especifico e relevante: A quem esse trabalho voluntariado estaria ajudando. Seria ao “ POVO BRASILEIRO” ou a “ FIFA E EMPRESÁRIOS”?
Seria mesmo uma ação sem fins lucrativos? Ou seria uma ação sem fins lucrativos apenas para o voluntariado? É realmente para FIFA um trabalho de prestigio? A FIFA merece e necessita desse tipo de trabalho? O trabalho voluntariado na COPA vai tornar o mundo mais justo mesmo? Existe sentido então para a definição do Wikipédia? Haverá espaço pra o trocadilho “ VOLUN -OTÁRIO”?
Antes que me condenem vou explicar o termo “VOLUN-OTÁRIO”. Já que o termo “ OTÁRIO” na maioria dos dicionários de língua portuguesa tem como significado, “a pessoa que é facilmente enganada”, esse é um novo termo que criei e poderá ser usado pós copa 2014, se não conseguirmos respostas para as indagações acima.
Amigos o mais interessante é que esse papo começou com uma simples indagação sobre trabalho voluntario e toma rumos interessantíssimos, pois pude expor aqui questões que gostaria que cada um de vocês respondesse para si. Não é minha intenção ser o dono da verdade, mas é uma ótima oportunidade de dividir com vocês questionamento que me fiz, antes de pontuar meu parecer a respeito.
Sou a favor do trabalho voluntário baseado no sentido pleno da palavra. Sou a favor do trabalho voluntario em prol do crescimento humano. Sou a favor do trabalho “ solidário” . Sou a favor do trabalho voluntário em que beneficie o meio ambiente. Sou a favor do mesmo trabalho a favor das causas animais. Por fim sou a favor do trabalho voluntário para um mundo melhor. E é por esse mundo melhor que convido a todos a se juntarem às causas que merecem de fato o trabalho voluntariado. Para encerrar, só me resta indagar a respeito do que pensam aqueles que se beneficiam demasiadamente com essa COPA.
E você o que pensa? Fica a dica: Vou cutucar!
*Marcell Moraes, é vereador pelo PV de Salvador e ambientalista
Nessun commento:
Posta un commento